Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cinco mil cavaleiros nas comemorações do aniversário de Brasília

Animais enfeitados com pompa são tradição no interior de Goiás e relembram batalha em que mouros foram dominados por cristãosUma cavalgada mudou a rotina e o cenário da capital federal neste feriado. Em vez de carros, cavalos, mulas e até bois tomaram a Esplanada dos Ministérios para comemorar o aniversário de Brasília nesta terça, dia 21. A cidade completou 49 anos.

O som do berrante anuncia o início da Cavalgada. Cinco mil cavaleiros, vindos do Sudeste e do Centro-Oeste do país, tomam o asfalto da capital idealizada por Juscelino Kubitschek. Ana Cristina Kubitschek, neta do ex-presidente, vai à frente do grupo.

? É um momento muito especial poder homenagear o meu avô e eu agradeço a Deus por esta oportunidade ? disse Ana Cristina.

Entre as crianças, o bisneto de outro personagem ilustre. Pela primeira vez, João Pedro percorre a cavalo as ruas projetadas pelo bisavô, Oscar Niemeyer.

? É bom. Todo mundo fica comentando. Aí eu falo sobre ele e é muito bom ? contou o menino.

A Cavalgada chama atenção. Os animais enfeitados com pompa são tradição no interior de Goiás e relembram a batalha em que mouros foram dominados por cristãos. Porém, desta vez, o vencedor foi outro.

? Quem ganha é o público que acha bonito ver ? afirmou Nilton Avelar, integrante da Cavalgada.

No ano passado, foram 3,7 mil cavalos, enquanto neste ano são cinco mil. Para o ano que vem, quando Brasília completa 50 anos, a meta é trazer 10 mil cavaleiros para a Esplanada dos Ministérios.

Para o coordenador da Cavalgada, Joédis Marques Ferreira, o evento é uma síntese do país.

? Tudo isso começou quando os portugueses vieram para cá e trouxeram os cavalos lusitanos, os índios já cavalgavam. Então, eu penso que a idéia que tivemos lá atrás foi muito legal e ela só vai crescer ? explicou Ferreira.

Sair da versão mobile