Acompanhe abaixo os fatos que deverão merecer a atenção do mercado de milho na semana que se inicia. As dicas são do analista da Safras Consultoria Fernando Henrique Iglesias.
– O mercado internacional passa a monitorar ativamente a evolução do clima no Meio-Oeste norte-americano, com as lavouras de milho no momento chave de seu desenvolvimento.
– O clima nos Estados Unidos ainda aponta para temperaturas elevadas. As chuvas seguem abaixo do normal, mas há previsão de chuvas pontuais.
– Acompanhar os relatórios semanais do USDA de condição das lavouras é imprescindível neste momento.
– Atenção à movimentação do mercado financeiro que precificará os temores de recessão, afetando diretamente na formação dos preços das commodities, a começar pelo petróleo, passando pelo mercado de grãos.
– No mercado doméstico, os consumidores ainda estão ocupados em receber o milho previamente negociado, não atuando de maneira tão ativa.
– A colheita ganha tração no Centro-Sul do país, com dificuldades de armazenamento em Mato Grosso.
– O mercado segue buscando a paridade de exportação como grande norte, algo compreensível em meio a uma safrinha de boa proporção.
– Nesse contexto, a movimentação da Bolsa de Chicago e as flutuações cambiais são imprescindíveis para entender a formação dos preços.