Os trabalhos de campo nas lavouras de milho no Rio Grande do Sul estão em fase final, restando basicamente as lavouras cultivadas na segunda safra. Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS), a área colhida no estado atingiu 98%.
De acordo com a entidade, a produtividade das áreas já colhidas permanece ao redor de 105 sacas por hectare, de boa qualidade. No entanto, a falta de chuvas está prejudicando o desenvolvimento da cultura nos diferentes estágios atuais e poderá reduzir os rendimentos das áreas não colhidas do segundo ciclo.
Vendas
A comercialização atingiu aproximadamente 70% da safra em andamento. Os negócios estão estáveis, com os produtores aguardando melhor definição do mercado e esperando o resultado do desenvolvimento da safrinha brasileira e das condições da safra americana.
Em decorrência da situação de paralisação das exportações de aves para o mercado europeu, as integradoras limitaram os alojamentos com os produtores. Isso ocasionou redução do consumo de milho, principal ingrediente para a ração, diminuindo a demanda e mexendo no mercado interno.
A pesquisa semanal da Emater-RS apontou o valor médio da saca em R$ 34,95, subindo mais 0,55% em relação à semana anterior, ou seja, estando 22,8% acima do valor da média histórica para o mesmo período.