Conab e Ministério da Agricultura avaliam distribuição de milho no Nordeste

Problema surgiu devido à redução das cadências de embarque do produtoO presidente da Conab, Rubens Rodrigues dos Santos, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho e o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Caio Rocha, receberam nesta quarta, dia 8, os secretários estaduais de agricultura na região nordestina da Sudene para discutir os entraves que vêm dificultando o cumprimento do fluxo de remoção de milho para o Programa Vendas em Balcão.

O problema surgiu devido à redução das cadências de embarque do produto, em decorrência da dificuldade enfrentada pelas transportadoras contratadas para cumprir o fluxo estabelecido. A situação deve-se a diversos fatores, como deficiência de transporte no país, crescimento da demanda por frete, redução do número de caminhões disponíveis, elevação do preço de frete e novas exigências legais para setor de transporte rodoviário.

Durante o encontro, os gestores avaliaram todos os pontos apresentados para resolver a questão. Dentre as propostas apresentadas pela Conab, além das portarias interministeriais nº 470 e 601/12, estão a remoção sem ônus nos estados da Bahia, Pernambuco e Ceará, e o desenvolvimento de um plano emergencial de credenciamento de armazéns na região da Sudene.

O encontro contou também com a presença de presidentes de federações de agricultura de estados do Nordeste.