Segundo os estudos realizados, devido à abundância de chuva durante a primavera de 2009 e o verão de 2010, o Estado tem uma das maiores safras dos últimos anos para as culturas de milho, feijão e soja, mais de 24 milhões de toneladas de grãos até o momento. Embora para o arroz não seja esperada uma boa colheita, pois, ao contrário das demais culturas de primavera/verão, as chuvas em excesso prejudicaram o desempenho do grão.
O clima seco previsto para o inverno de 2010 traz uma boa expectativa de safra para as culturas que iniciam o plantio nos próximos meses. O registro das precipitações abaixo da média normal não é motivo de preocupação para os produtores. Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura, membro do Conselho, José Inácio Pereira da Silva, “neste período do ano a necessidade de chuvas para os cultivos de inverno é menor, o que favorece o excelente desenvolvimento do trigo, da cevada, do centeio e da canola”.
O boletim completo do Copaaergs, com recomendações para os produtores sobre as culturas que estão em fase de preparação, está no site da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa), através do link “Agrometeorologia RS” situado na barra lateral direita da home page.