Conselho Agropecuário do Sul discute agroenergia

Encontro aborda avanços no setor, novidades e expectativas para os próximos anosDebater o cenário sul-americano de agroenergia e elaborar um relatório com políticas públicas de fomento ao setor são os principais pontos abordados na 9ª reunião técnica do Grupo de Trabalho de Agroenergia da Rede de Coordenação de Políticas Agropecuárias do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), nos dias 13 e 14 de dezembro, em Buenos Aires, na Argentina.

O coordenador-geral de Agroenergia do Ministério da Agricultura, Denilson Ferreira, apresenta a experiência brasileira no setor de agroenergia.

? Hoje temos o Plano Nacional de Agroenergia, em pleno funcionamento no Brasil, que define diretrizes de políticas públicas para o setor e impulsiona os esforços públicos e privados para a agenda de substituição do combustível fóssil e do desenvolvimento sustentável ? destaca.

O Conselho Agropecuário do Sul (CAS) é o foro regional de coordenação e consulta dos ministros da Agricultura da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, e reúne técnicos dos países membros. Já a Rede de Coordenação de Políticas Agropecuárias presta assessoria ao conselho, analisando e acompanhando as negociações comerciais internacionais sobre agricultura e a convergência dos enfoques regionais.

Durante a reunião, serão abordados os avanços no setor, novidades e expectativas para os próximos anos. Também está prevista visita a uma usina de biodiesel na cidade de Rosário, a 300 km de Buenos Aires.

? Queremos conhecer a experiência argentina na produção de biodiesel e mostrar também os resultados consolidados pelo Brasil nos últimos anos ? afirma o coordenador.