Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Economia do Rio Grande do Sul cresceu 5,6% até setembro de 2011

Agropecuária teve alta de 4,2% impulsionada por fumo, trigo, laranja e milhoA Fundação de Economia e Estatística (FEE) divulgou nesta quinta, dia 17, o Índice Trimestral da Atividade Produtiva (Itap) do Rio Grande do Sul, referente ao terceiro trimestre de 2011. Os dados divulgados são uma aproximação do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre. O Itap é um indicador elaborado para mensurar trimestralmente o desempenho agregado da agropecuária, da indústria e dos serviços do Estado. De acordo com os dados apresentados, a economia do Rio Grande do Sul cresceu 5,

Os produtos que mais contribuíram para o crescimento da agropecuária, que chegou a 4,2% no terceiro trimestre, foram milho (3,2%), laranja (5,4%), fumo (45%) e trigo (16,7%). Por outro lado, as produções de banana (-26,4%) e cana-de-açúcar (-8,4%) foram as que mais caíram.

A indústria de transformação teve crescimento de 2,1% no terceiro trimestre de 2011. As
atividades de maior impacto positivo foram fumo (32,8%), máquinas e equipamentos (5,9%) e mobiliário (15%). As atividades que mais contribuíram negativamente foram metalurgia básica (-14,8%),calçados e artigos de couro (-7%) e borracha e plástico (-12,5%). Das 14 atividades pesquisadas, seis tiveram queda no trimestre.

O setor serviços cresceu 3,4% no período. A atividade com maior crescimento foi o comércio (4,4%). Os segmentos do comércio com maiores expansões foram móveis e eletrodomésticos (15,3%),artigos farmacêuticos e perfumaria (9,5%), tecidos, vestuário e calçados (8,7%), seguido por material de construção (7,4%). A atividade de hipermercados e supermercados (-0,7%) apresentou queda, do mesmo modo que livros, jornais, revistas e papelaria (-11%). Além do comércio, também cresceram intermediação financeira (3,4%), administração pública (2,7%) e aluguéis (2,7%).

Sair da versão mobile