O curso será ministrado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, pela equipe de pastagens da Unidade e pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp). Segundo a coordenadora técnica do evento, pesquisadora da Embrapa Gado de Corte Jaqueline Rosemeire Verzignassi durante quatro dias os participantes do curso receberão informações diversas sobre pastagens e de técnicas para produção sustentável da pecuária.
Estão previstas palestras sobre diagnóstico e planejamento da propriedade; como formar bons pastos; escolha de espécies forrageiras apropriadas; a importância de adquirir sementes de boa qualidade; como implantar e manter um pasto produtivo; adubação de manutenção; controle de pragas, doenças e plantas daninhas e como deve ser feito o manejo do pastejo.
Além disso, pesquisadores abordarão as causas da degradação das pastagens, com índices elevados no Brasil, comprometendo a produção e o ambiente. Serão mostradas também as alternativas de recuperação.
Com relação a custos da pecuária de corte, o pesquisador Fernando Paim Costa, da área de economia, dará ênfase nos impactos econômicos da fazenda gerado pelos custos na formação, recuperação e manutenção das pastagens.
Segundo a coordenadora do curso, o Brasil tem nas pastagens a principal fonte de alimento para o rebanho e há de se cuidar para manter sua produtividade em bons níveis, o que inclui escolher a cultivar adequada, acertar no estabelecimento e manejo de pastos dentre outras recomendações.
O curso é voltado para engenheiros-agrônomos e zootenistas, e oferece 20 vagas. A carga horária é de 32 horas, de segunda, dia 15 de setembro, a quinta, dia 18, das 7h45min às 17h15min. O valor da inscrição é de R$ 250, com almoço e material didático incluso.
As inscrições podem ser feitas pelo sitewww.cnpgc.embrapa.br, com depósito bancário para Fundapam, no Banco do Brasil, agência 3381-2, conta corrente 6999-x. O comprovante de pagamento com identificação do inscrito deve ser encaminhado via fax (67) 3368-2007.
Informações sobre o curso podem ser solicitadas pelo telefone (67)3368-2141, com Marilene Veiga ? [email protected]