A obra de aproximadamente 600 metros quadrados foi executada com recursos de R$ 1,1 milhão, provenientes de emenda parlamentar de autoria do deputado Roberto Rocha.
Participam da solenidade de inauguração da UBS o gerente geral da Embrapa Transferência de Tecnologia, Ronaldo Pereira de Andrade, o chefe geral da Embrapa Soja, Alexandre José Cattelan, o deputado federal Roberto Rocha, entre outras autoridades.
A Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) é uma estrutura com equipamentos adequados ao processo de recepção, beneficiamento e armazenamento de sementes.
Esta nova estrutura permite à Embrapa garantir qualidade superior às sementes genéticas de suas cultivares material que é disponibilizado aos sementeiros para produção de sementes em grande escala, explica o pesquisador Luiz Carlos Miranda, da Embrapa Transferência de Tecnologia.
A UBS irá atender cinco culturas: soja, milho, feijão, arroz e vigna (feijão de corda). No entanto, um dos seus grandes diferenciais é estar instalada próxima aos produtores de sementes de soja do sul do Maranhão; sul do Piauí e Tocantins.
Segundo o chefe geral da Embrapa Soja, Alexandre Cattelan, a UBS irá aumentar a eficiência dos produtores de semente que comercializam as cultivares de soja da Embrapa na região Norte, Nordeste e Centro Oeste.
? Pretendemos atender a demanda por sementes de qualidade do setor produtivo da região que vem se consolidando como pólo de desenvolvimento agrícola do país ? afirma Cattelan.
Esta UBS permite ainda que a Embrapa trabalhe em sintonia com os diferentes segmentos do setor de sementes.