O foco está em empresas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
? Queremos criar uma oportunidade de negócios, principalmente para micro, pequenas e médias empresas, que poderão ofertar seus produtos para grandes empreendimentos. A ampliação do projeto só comprova nossa aposta neste setor, um dos que mais cresce atualmente no Brasil ? afirma o superintendente do Sebrae no Rio Grande do Sul, Marcelo Lopes.
Para o projeto desenvolvido na Mercopar deverão participar empresas de serviços industriais, usinagem, fundição, galvânicas, inspeção e produtos e serviços ligados ao setor do petróleo, gás e energia. Os interessados podem obter mais dados pelo telefone (51) 3216-5171. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet no site www.sebrae-rs.com.br. O Sebrae também oferece um canal de informações gratuito pelo 0800-570-0800.
Passo a passo
No cadastro para participar das Rodadas de Negócios, que necessita ser realizado pela internet, os proprietários de micro e pequenas empresas interessados em vender produtos e serviços fornecem informações gerais sobre os empreendimentos e garantem, por meio de uma senha, acesso às descrições das reuniões de comercialização programadas.
? Depois da inscrição no evento desejado, o empreendedor pode escolher com quais compradores gostaria de se reunir e recebe a confirmação da sua agenda ? explica Lopes.
Segundo o superintendente, a maioria das rodadas tem participação aberta a qualquer micro e pequena empresa interessada, mas algumas são específicas para MPE vinculadas a projetos setoriais do Sebrae. Estes detalhes são informados na inscrição.
? O ideal é que os empreendedores consultem sempre as novidades e não percam a chance de estabelecer parcerias, aproveitando a agilidade do agendamento virtual ? conclui.
Na edição de 2009, a parceria entre o Sebrae no Rio Grande do Sul, a Petrobras e a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, pelo projeto Rede Petro, apresentou o Programa Estruturante da Cadeia Produtiva do Petróleo, Gás e Energia do Estado do Rio Grande do Sul (CPPG & E). O programa existe há oito anos, com mais de 200 empresas capacitadas dentro das exigências e necessidades da Petrobras somente no Rio Grande do Sul, ou seja, prontas para fornecer produtos a grandes companhias compradoras. O programa ajuda a prepará-las em praticamente todas as áreas, incluindo gestão, responsabilidade social, tecnologia e produção.
Para participar a empresa deve, inicialmente, ser indicada por uma grande empresa da cadeia do petróleo, gás e energia parceira dos projetos do Sebrae. Posteriormente, será iniciada sua capacitação, buscando a qualificação necessária para tornar-se fornecedora do setor.