Nos últimos 15 dias, o preço do etanol hidratado na usina caiu 27%. Segundo Gouveia, a redução média dos preços nos postos ficará em torno de 10% para estas duas distribuidoras. Já o preço da gasolina registrou um recuo de R$ 0,05 por litro em média, cerca de 0,5%.
De acordo com Gouveia, esta queda é apenas o repasse para o consumidor do recuo verificado junto aos produtores.
? À medida que as distribuidoras vão adquirindo novos volumes de etanol a um preço menor, estes novos valores vão sendo repassados aos consumidores ? disse o executivo.
Gouveia disse que até o final desta semana a expectativa é de que todas as distribuidoras já tenham repassado o recuo dos preços para seus postos.
O presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), Alísio Vaz, explica que a redução anunciada por estas distribuidoras é um evento normal, provocado pelo mercado.
? Com a entrada da safra do Centro-Sul e maior oferta de etanol, é normal que os preços recuem e cheguem ao consumidor ? disse.
Vaz afirma que não se trata de queda provocada por pedidos do governo.
? É mercado. E como os preços do etanol seguem em queda, novos recuos na bomba são esperados em breve ? disse.
Em nota, a distribuidora Ipiranga afirmou que a redução de preços da gasolina e do etanol para revendedores no Estado de São Paulo foi uma consequência da queda no preço do etanol nas usinas.
? As pesquisas de preço bomba divulgadas pelos órgãos oficiais já refletem a redução ? afirma nota divulgada pela empresa.