Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

EUA aguardam decisão da Rússia para retomar comércio de frango

Indústria norte-americana permanece otimista, disse o porta-voz do Conselho de Exportação de Ovos e Frangos do paísA Rússia ainda não se manifestou sobre a proposta feita pelos Estados Unidos para retomar a comercialização de frangos entre os dois países, mas a indústria norte-americana permanece otimista, afirmou nesta quarta, dia 10, Toby Moore, porta-voz do Conselho de Exportação de Ovos e Frangos dos EUA (USAPEEC, na sigla em inglês).

A proposta norte-americana foi enviada para Moscou quase uma semana depois de ambos os países discutirem, em 19 e 20 de janeiro, sobre as novas restrições russas que suspenderam as exportações de frango dos Estados Unidos para o país, disse Moore.

A proposta, elaborada por negociadores do Departamento de Agricultura (USDA) e da Representação de Comércio dos Estados Unidos (USTR), recebeu total apoio dos representantes do setor de frangos do país, segundo Moore.

A Rússia implementou em 1º de janeiro uma nova restrição comercial, banindo as importações de frangos lavados com água clorada no processo de desinfecção. Como a maioria das companhias norte-americanas utiliza a técnica, a decisão russa interrompeu efetivamente as importações de frango produzido nos Estados Unidos.

O subsecretário do USDA, Jim Miller, que conduziu a delegação de comércio norte-americana para Moscou em janeiro, afirmou em uma entrevista recente:

? Estamos discutindo uma ampla variedade de opções com os russos. Certamente, estamos interessados em ver se há um modo de resolver essas questões que seja favorável aos produtores norte-americanos e aos consumidores russos ? disse Miller.

Moore afirmou que os Estados Unidos fizeram sua parte ao submeter uma proposta para Moscou e que o próximo passo dependerá dos russos. O país embarcou 645.382 toneladas de frango para a Rússia de janeiro a outubro de 2009, somando US$ 675,2 milhões, segundo o USAPEEC. As informações são da Dow Jones.

Sair da versão mobile