Os expositores participam da Expolact apresentando produtos com tecnologia de ponta na área leiteira, melhoramento genético, manejo, lactação, nutrição animal, inseminação e maquinários. A programação inclui julgamento das raças leiteiras, leilão e exposição de produtos.
O Torneio Leiteiro, que começou nessa terça, dia 14, vai até esta sexta, dia 17, quando sairá o resultado das campeãs das categorias vaca Holandesa, vaca Girolanda e novilha aberta, além da grande campeã que será a vaca que mais produz leite de todas as categorias.
? Durante três dias fazemos ordenhas às 6h, às 14h e às 22h. O animal de maior produção será a campeã. Temos vacas participantes que produzem até 70 litros por dia ? conta o responsável pelo Torneio Leiteiro, Marcelo Tadeu.
Ao todo, a organização irá distribuir aos vencedores R$ 14 mil em prêmios.
O leilão das raças leiteiras está previsto para este sábado, dia 18. Haverá vacas de lactação, novilhas, bezerros e tourinhos das raças Gir, Girolando e Holandesa.
Segundo o presidente da Láctea Noroeste, Roberto Ferrão, a parceria, entre as duas feiras vai contribuir para a valorização dos dois eventos.
? Vamos ampliar a visibilidade da Expolact e oferecer um atrativo a mais para a Exposição Agropecuária ? afirma.
O público em geral está convidado a conhecer as novidades do setor. Escolas da rede municipal de ensino de São José do Rio Preto farão visitas monitoradas, uma parceria da organização da Expolact com a Secretaria de Educação. As crianças vão poder conhecer o processo de produção do leite e provar iogurtes oferecidos pela Matilat.