Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Milho

Falta de chuva já compromete produção de milho de SC, diz Faesc

Previsão de colheita de 2,5 milhões de toneladas nesta safra não será alcançada no estado, diz entidade; déficit hídrico já ultrapassaria 700 milímetros neste ano

milho
Foto: Canal Rural

A escassez de chuva em Santa Catarina já compromete a produção de verão no estado, segundo a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

“A previsão de colheita de 2,5 milhões de toneladas de milho na safra 2020/2021 em Santa Catarina certamente não será alcançada”, disse em nota o vice-presidente da entidade, Enori Barbieri. “O estado terá que importar ainda mais milho no próximo ano”, acrescenta ele, sobre o fato de que indústrias de carne do estado já dependem da produção do cereal de outras regiões.

“A estimativa de área plantada no Estado para a safra é de 320 mil hectares de milho comercial e 220 mil hectares de milho para silagem.”

Conforme a Faesc, o déficit hídrico ultrapassa 700 milímetros neste ano em Santa Catarina. O presidente da entidade, José Zeferino Pedrozo, ressalta que a federação está em contato com a Secretaria de Agricultura do estado e com demais órgãos do governo para buscar soluções e auxiliar os produtores rurais catarinenses.

“A situação é muito preocupante. Muitos produtores estão tendo que investir na contratação de caminhões pipa para abastecer as propriedades e os que iniciaram o plantio de milho já têm prejuízos com a má germinação dos grãos, devido à falta de umidade no solo.”

Sair da versão mobile