Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

FAO prevê que quase um bilhão de pessoas passarão fome em 40 anos

Representante da organização no Brasil diz que produção de alimentos terá que dobrarA Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) prevê que em 40 anos haverá pelo menos um bilhão de pessoas passando fome no mundo. Para atender à demanda mundial, a produção de alimentos terá que dobrar. Mas com a crise global, a tendência é o cenário negativo se agravar.

A população mundial está estimada em aproximadamente 6,5 bilhões de pessoas. A previsão da FAO é de que até 2015 o número de habitantes aumente para nove bilhões. Para alimentar essas pessoas será necessário que a produção de alimentos também cresça em pelo menos 50%. A escassez de crédito e a queda dos preços agrícolas no mercado internacional dificultam a busca de uma solução para o problema.

O representante da FAO no Brasil reforça que o mundo enfrenta também uma crise alimentar e ambiental, além de problemas climáticos, o que deve reduzir mais a oferta de alimentos e aumentar a quantidade de pessoas em situação de insegurança alimentar. Para José Tubino, os governos precisam se mobilizar.

? A necessidade é de criar um fundo para a comunidade internacional de US$ 30 bilhões. Até agora só há US$ 22 bilhões, e não há controle do que se tem em caixa ? argumenta.

Conforme Tubino, o principal problema não é escassez de alimentos, mas a falta de dinheiro para comprar comida. Em 2008, aumentou em 40 milhões o número de pessoas com alimentação abaixo das necessidades mínimas. Para ele, o fato de o Brasil ser o maior produtor de alimentos do mundo pode ajudar a população do país.

Sair da versão mobile