Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Federarroz denuncia fraudes com fertilizantes

Porcentagem de nutrientes estariam em desacordo com normas legaisA Federação dos Produtores de Arroz do Rio Grande do Sul (Federarroz) denuncia a ocorrência de fraudes com adubo no Estado. De acordo com o presidente da entidade, Renato Rocha, algumas amostras de fertilizantes fornecidos aos produtores estão em desacordo com as normas legais.

? Há uma legislação que estabelece mínima e máxima. Há uma tolerância de NPK (nitrogênio, fósforo, potássio) no grão que a lei estabelece. Pode variar um pouco na formulação em cada nutriente, mas, na média, tem de fechar o percentual. De oito amostras, cinco apresentaram problemas ? explicou ao Mercado e Companhia.

A adulteração teria sido detectada, segundo Renato Rocha, depois de análises realizadas em amostras de produtos na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Ele acrescentou que o nutriente que apresenta maior índice de irregularidade é o potássio, exatamente o mais caro, e que é responsável, entre outras coisas, por garantir a resistência das plantas.

? É uma fraude. Se você vende algo, coloca na embalagem que tem uma concentração e na prática, não tem é uma fraude. O prejuízo é do consumidor final, no caso o produtor, que está comprando algo que não tem. Está sendo enganado.

Ainda de acordo com o presidente da Federarroz, outro prejuízo para o produtor é na própria lavoura. Renato rocha explicou que todos os anos, os produtores pedem que seja feita uma análise do solo para avaliar as necessidades de nutrientes e realizar a adubação. Deficiências podem afetar a produtividade.

? O produtor acaba sendo lesado de duas formas: ao comprar e na produtividade, que não vai dar aquilo que ele esperava.

Sair da versão mobile