Fenasoja premia qualidade nutricional do leite gaúcho

Concurso inovou ao analisar percentuais de proteína, gordura e lactoseO primeiro final de semana da 18ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja), realizada em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, teve uma atração inédita. Junto com o tradicional banho de leite nos vencedores do concurso leiteiro, este ano ocorreu o primeiro banho de sólidos.

O concurso analisou as qualidades nutricionais encontradas no leite. Em uma das ordenhas foi retirada uma amostra de todos os animais participantes. Analisada pelo laboratório da Universidade de Passo Fundo (UPF), a prospecção indicou os percentuais de proteína, gordura e lactose. Os proprietários dos animais vencedores receberam um banho de leite em pó.

Segundo a presidente da Comissão de Pecuária, Ângela de Faria Maraschin, a ideia do concurso de sólidos surgiu da preocupação que os agricultores têm com o sistema de pagamento do leite. Muitos defendem que as empresas deveriam remunerar pelas características nutricionais encontradas nos componentes sólidos, e não pelo volume em litros.

? O concurso foi o pontapé inicial para uma discussão mais profunda sobre o tema. Nem sempre quantidade é qualidade ? destacou.

Na categoria holandesa, a vencedora foi C.A.B.L.I.S. 561 Serena Decoder, de Fortaleza dos Valos, que produziu 7,409 quilos de sólidos. Na raça jersey, venceu Quadrilha Dunkirk da Ventana, de Cruz Alta, com 6,186 quilos.

No concurso leiteiro, a campeã da raça jersey adulta foi Princesa Dunkirk da Ventana, de Cruz Alta, com produção de 45, 720 quilos. Na categoria holandesa adulta, o primeiro lugar foi para C. Rodrigues Alfi 452 Bons C.S.P, de Santo Augusto. A vaca produziu 62,946 quilos.