O pacato município de mais de 110 mil habitantes fica pertinho da capital paulista, e no feriado de Corpus Christi Santana da Parnaíba recebe milhares de turistas para a festa. Bem em frente ao largo da Igreja Matriz é feito um tapete artesanal com serragem de mais de 10 cores diferentes. As principais ruas do centro histórico são tomadas pelo colorido dos desenhos e formas.
Não há cometição. O objetivo é representar passagens da Bíblia. Os detalhes e os cuidados na montagem mostram toda a dedicação da comunidade. Cerca de mil pessoas participam da confecção do tapete de Corpus Christi. Para formar os 850 metros de extensão dos 60 quadros são usados quase três mil sacos de serragem colorida. Um trabalho que envolve diversas famílias da cidade.
Alguns participam da festa há muito tempo. Na infância, seu Alcebídas, de 67 anos, ajudava na montagem do tapete. Hoje, o movimento em frente à casa assusta o trabalhador rural. André participa há seis anos. Ele e dois amigos prepararam um quadro homenageando os bispos da igreja. O desafio do desenho teve início um dia antes da festa. Para André, uma oportunidade de incentivar os jovens a continuar nesse trabalho.
Quem comemora a movimentação na cidade são os comerciantes. Eliana aproveita que o tapete passa na porta da casa dela para faturar no feriado. Ela prevê um aumento de 30% nas vendas da cachaça que a família produz há mais de cem anos. A espera da Eliana pelo dia do Corpus Christi se une à da comunidade inteira, para renovar uma tradição e uma importante demonstração de fé.