Festa do Milho de Tanquinho mobiliza comunidade do interior de São Paulo

Há 38 anos, população do município de Tanquinho (SP) mantém viva a tradicional festa culinária de pratos à base de milhoEnquanto a produção nacional de milho quebra recordes e o grão se torna um dos mais importantes produtos de exportação do país, os moradores de uma pequena comunidade do interior de São Paulo só se preocupam em manter viva uma antiga tradição: a Festa do Milho de Tanquinho. A relação especial da cidade com a cultura do milho tem quase quatro décadas.

A primeira edição da festa foi realizada em 1975. Trinta e oito anos depois, o evento continua movimentando a comunidade local. Em três finais de semana, a festa chega a reunir 80 mil pessoas. Para dar conta de tanta gente interessada em consumir produtos feitos a partir do milho, são necessárias cerca de 40 toneladas do grão.

Nos dias de festa, o trabalho na cozinha começa cedo e só termina de madrugada. Além do milho cozido, os pratos mais procurados são o creme de milho, o cuzcuz, o suco e, claro, a pamonha, campeã de vendas.