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Indústria lança campanha para recuperar mercado de suco de laranja

Objetivo principal é divulgar o suco de laranja na Europa e Estados UnidosA queda no consumo do suco de laranja no Brasil e no mundo preocupa o setor. No Brasil vem diminuindo ano a ano. Entre 2003 e 2009 a queda foi de 13%. Analistas afirmam que retração da demanda é provocada pela competição com outros sucos industrializados. Para tentar recuperar o mercado perdido a associação que representa a indústria lançou uma campanha para incentivar o consumo. 

Basta chegar a qualquer lanchonete, qualquer padaria e lá está um dos produtos mais populares do país. Os pedidos saem a toda hora. O suco de laranja não falta na mesa do brasileiro. Natural ou concentrado, aquele de caixinha.

? Toda vez que eu posso, prefiro natural, embora os de caixinha durarem mais. Mas o natural tem mais vitamina, a gente sabe que é mais saudável ? relata o arquiteto Maurício Karam.

? Eu prefiro suco natural, o de caixinha normalmente é pasteurizado, altera um pouco o sabor ? conta Luiz Alfredo Guedes, chefe de cozinha.

Mesmo com a preferência de muitos pelo suco natural, o consumo no país não resistiu a tantos produtos industrializados, tantas opções no mercado. Em seis anos, a queda no consumo do suco de laranja foi de 13%.

O analista de mercado Maurício Mendes, presidente da consultoria FNP, confirma a queda do consumo não só no Brasil. Em mercados como o da Alemanha, a diminuição no consumo chega a 25%. Nos Estados Unidos, a queda é de 23%.

? Isto é um fenômeno mundial. Nos últimos 8, 10 anos, foi possível ver uma diminuição do consumo de laranja no mundo todo, principalmente Europa, Estados Unidos. Porque chegou a um preço muito alto, coincidiu com a crise financeira nestes países e uma série de substitutos como chá, água saborizada, isotônico, bebidas energéticas com preço mais baixo ? informa Mendes.

Para recuperar o mercado externo e incentivar o consumo no mundo, a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos, a Citrus BR, lançou uma campanha utilizada nas redes sociais. O objetivo principal é divulgar o suco de laranja na Europa e Estados Unidos.
 
? Que divulgue uma nova imagem do suco de laranja, mais pop, mais moderna, para as novas gerações, para que possa ser consumido em todos os lugares e que o consumidor se envolva numa onda, que é uma onda pop, de positividade, modernidade, sustentabilidade. Ajudaria a associar ao suco de laranja e como consequência aumentar o consumo nos principais mercados ? conta o presidente da Citrus BR Christian Lohbauer.

Já para aumentar o consumo interno, Lohbauer lembra do projeto para incluir o suco de laranja na merenda escolar. Projeto que nunca saiu do papel.

? São diferentes implicações legais que impedem que isto aconteça e um dos mais complexos é o fato de ter que ter o fornecimento permanente, você não pode ter num ano fornecimento pra criançada e depois você ter falta ou ausência na oferta. Isto é um dos problemas que tem dificultado este processo ? conclui.

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