A colheita de milho de segunda safra 2018 atingiu 83% da área no Centro-Sul do Brasil até quinta-feira, dia 16, informou a consultoria AgRural, em relatório semanal. O número representa avanço de nove pontos percentuais em uma semana e supera os 82% da média de cinco anos. Ainda há atraso, porém, na comparação com os 89% de igual período do ano passado.
No Paraná, depois de as chuvas da semana passada interromperem os trabalhos, as máquinas voltaram a campo a partir do último sábado, mas em ritmo mais lento devido à umidade ainda elevada dos grãos, segundo a AgRural. Conforme a consultoria, 69% da área de milho “safrinha” do estado estava colhida, contra 56% uma semana antes e 87% há um ano.
Em Mato Grosso do Sul, a colheita alcançou 61% da área de milho “safrinha”. “Apesar do avanço de 15 pontos em uma semana, ainda há atraso em relação aos 78% do ano passado”, disse a AgRural. Em Goiás, a colheita atingiu 83% da área, com avanço semanal de 14 pontos percentuais. Há um ano, 90% da safra estava colhida.
Em Mato Grosso, 99% da colheita foi concluída – em linha com os 99% de igual período de 2017 e os 98% da média de cinco anos. “Os trabalhos já estão finalizados no norte do Estado. No oeste e no leste, apenas áreas pontuais ainda aguardam a entrada das máquinas”, disse a consultoria. No sul do estado, 95% da área foi colhida e boas produtividades têm sido observadas na reta final da safra.
Em Minas Gerais, 82% da área foi colhida, ante 92% há um ano, segundo a AgRural. Em São Paulo, a colheita atingiu 72%.