A AgRural estima que a colheita de milho segunda safra atingia na quinta-feira, dia 22, um número equivalente a 9,3% da área semeada no Centro-Sul do Brasil, um avanço semanal de 4,5 pontos. O percentual, contudo, ainda está abaixo dos 12,4% observados em igual período de 2016.
“A semana de tempo favorável possibilitou o avanço das máquinas em áreas de milho 2ª safra prontas para colher”, disse a consultoria em nota distribuída nesta sexta-feira, dia 23. O Paraná, pontuou a AgRural, “segue puxando o atraso com menos de 1% colhido”.
No Estado, a umidade elevada e o fato de poucas lavouras estarem em ponto de colheita mantêm o ritmo lento dos trabalhos. Menos de 1% da área plantada foi colhida até o momento.
“Os trabalhos ainda estão iniciando na região oeste, onde aproximadamente 12% estão em maturação. Alguns produtores estão preocupados com possíveis problemas na qualidade devido ao início de junho chuvoso”, diz a AgRural.
Já em Mato Grosso, os trabalhos ganharam ritmo e 21,3% da área foi colhida, atrás dos 23% do ano passado. Em Goiás, 5,3% da área está colhida.
Em Mato Grosso do Sul, a retirada dos grãos ainda não chegou a 1%.
Em Minas Gerais, lavouras da região do Triângulo Mineiro e áreas irrigadas de Unaí estão sendo colhidas e os trabalhos avançaram para 6% da área do estado.
Em São Paulo, a colheita ainda não começou.