A colheita da segunda safra 2019 de milho chegou na última quinta-feira, dia 18, a 67% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil, de acordo com levantamento da consultoria AgRural. O número representa avanço de 11 pontos percentuais em uma semana e mantém a colheita da atual safra bem à frente dos 36% apurados há um ano. Mato Grosso lidera, com 89% de sua área já colhida, seguido por Paraná com 66% e Goiás, com 57%.
No norte do Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul, as temperaturas mais baixas e algumas chuvas esparsas tornaram o avanço da colheita mais lento devido à demora na perda de umidade dos grãos. Há relatos de problemas de qualidade por geada no norte do Paraná, mas são casos bastante isolados, em áreas plantadas muito tarde.
- Milho: colheita avança e chega em 19% no Centro-Sul, diz AgRural
-
Milho: produção brasileira pode chegar em 101 milhões de toneladas, diz AgRural
Em Mato Grosso e Goiás, a grande safra que está sendo colhida tem aumentado a demanda por caminhões e resultado em frete mais caro. Também há queixas de falta de espaço nos armazéns de algumas empresas, que por esse motivo estariam postergando a retirada, junto aos produtores, de parte do milho que já foi comprado por elas.