Produtores do Paraná estão em alerta por falta de chuva em áreas de cultivo de milho segunda safra, informou a consultoria AgRural, em levantamento semanal. “O tempo mais seco registrado em abril e a previsão de pouca chuva para as próximas duas semanas mantêm os produtores de milho segunda safra em alerta no sul de Mato Grosso do Sul, sul de São Paulo e especialmente no Paraná”, disse a consultoria.
Segundo a AgRural, a situação do oeste paranaense é a que mais inspira cuidado. Com 40% do milho em fase reprodutiva, a região recebeu poucas chuvas nos últimos 20 dias e não tem volumes expressivos previstos para o restante do mês, conforme a consultoria.
Em Minas Gerais, Goiás e norte de São Paulo, pancadas de chuva têm favorecido o desenvolvimento da safra, informou a AgRural. Em Mato Grosso, o milho segue se desenvolvendo bem e deve registrar boas produtividades nas áreas mais adiantadas do oeste e norte, onde a colheita começa em meados de maio. Mas as lavouras do sul e leste do estado, plantadas mais tarde, ainda precisam de chuva nos últimos dias de abril e ao longo do mês de maio, segundo a consultoria.