Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Moradores de áreas rurais têm em média menos de cinco anos de estudo, diz Ipea

Um dos maiores desafios ainda é fazer com que crianças e jovens não abandonem a sala de aulaOs moradores de áreas rurais têm em média menos de cinco anos de estudo. É o que mostra um levantamento divulgado nesta quinta, dia 18, em Brasília pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

De acordo com a pesquisa, que leva em conta dados do IBGE de 2009, os brasileiros com 15 anos ou mais têm em média 7,5 anos de estudo. No meio urbano, a média sobe para 8,7 anos, mas na zona rural o número cai para 4,8 anos.

A taxa de analfabetismo entre a população de 15 anos ou mais, que em 1992 era de 17,2%, caiu para 9,7% em 2009. No campo, o índice passou de 35,9% para 22,8%.

Embora os dados revelem que cada vez mais brasileiros têm acesso à educação, o crescimento é lento. Um dos maiores desafios ainda é fazer com que crianças e jovens não abandonem a sala de aula. No caso do ensino médio, 33% dos estudantes que começam o curso não concluem.

Quando o assunto é freqüência escolar por faixa etária, a diferença entre a zona rural e urbana também é visível: na cidade, 57,3% dos jovens de 15 a 17 anos frequentam a escola; no campo são 35,7%. Entre 18 a 24 anos, 18,2% da população urbana está estudando, contra menos de 5% da área rural.

? Você tem que apostar nessa melhoria na educação básica no meio rural. Para que esse jovem possa competir com igualdade de oportunidades com esse aluno do meio urbano ? diz o diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Jorge Abrahão.

Sair da versão mobile