Novo presidente do BC diz que é preciso ter cautela com empréstimos em dólar

Alexandre Tombini falou também sobre inflação e o acesso dos brasileiros mais pobres ao crédito bancárioNa primeira entrevista coletiva, o novo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse que é preciso ter cautela com os empréstimos em dólar. Ele também falou sobre inflação e o acesso dos brasileiros mais pobres ao crédito bancário.

O Banco Central determinou que as instituições financeiras que lidam com câmbio terão que fazer um depósito compulsório ao BC de 60% sobre o valor que exceder três bilhões de dólares. A medida começa a valer em abril e tem o objetivo de evitar a valorização acentuada do Real. Tombini também deu um recado para quem contrai dívidas em dólar.

? Esse câmbio flutuante é importante a palavra de atenção porque ele flutua pros dois lados. Então, para o cidadão brasileiro, pras empresas brasileiras, elas têm que ter cautela quando assumem compromissos em moedas estrangeiras. Uma tendência de curto prazo não quer dizer que vá se prolongar no tempo, essa coisa pode mudar ? disse.

Para Alexandre Tombini, a prioridade do Banco Central é garantir o poder de compra do brasileiro por meio do controle da inflação. As metas para este ano e o ano que vem são de 4,5%.

? A inflação, nós vivemos isso no passado, tem poder nocivo. Principalmente para a população de baixa renda, que tem menor capacidade de se proteger contra esse fenômeno ? acrescentou Tombini.

O presidente do Banco Central disse que o volume de crédito nas instituições financeiras deve crescer 10%, o que pode beneficiar os jovens e a população mais pobre. Porém, para evitar o endividamento, as parcelas de empréstimo serão menores.