Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Novo sistema de comercialização de grãos será anunciado na Argentina

Esquema pretende acabar com a liberação a conta-gotas das cotas de exportaçãoO governo da Argentina pretende anunciar nesta semana um novo sistema de comercialização de trigo e milho, confirmou uma alta fonte do Ministério de Agricultura. O mecanismo está sendo discutido há dois meses e os detalhes finais foram negociados pelo ministro de Agricultura, Norberto Yauhar, e o secretário de Comércio, Guillermo Moreno, em reunião na última quarta-feira. "Falta definir o porcentual que poderá ser liberado para exportação e o que deve ser garantido para o consumo interno", disse

O esquema pretende acabar com a liberação a conta-gotas das cotas de exportação, em vigor no país desde 2006. Porém, manteria a exigência da declaração dos estoques por parte dos produtores para que estes possam obter o documento que os autorizaria a exportar uma parte de suas produções no momento que lhe for conveniente, sem ter que esperar o aval oficial. O novo sistema está baseado em uma proposta apresentada pela cooperativa de agricultores da Federação Agrária Argentina (FAA). O governo pretende estimular o aumento da participação das cooperativas de pequenos produtores na exportação de grãos, que hoje é concentrada nas mãos das multinacionais.

O consumo doméstico de trigo está estimado em sete milhões de toneladas, enquanto o de milho é de 8 milhões de ton. Segundo o último relatório da Bolsa de Cereais de Buenos Aires, a colheita do trigo atinge 65% da área projetada em 4,4 milhões de hectares. O volume estimado para a colheita, até o momento, é de 13,6 milhões de ton de trigo, o que deixaria um saldo de exportação em torno de 6,6 milhões de ton para atender especialmente a demanda de importação do Brasil, principal comprador do trigo argentino.

Sair da versão mobile