Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Peritos da Amazônia são capacitados para produzir laudos ambientais

Objetivo da iniciativa é fornecer subsídios para que profissionais tenham condições de compreender os examesO assessor especial do Ministério do Meio Ambiente (MMA), José Maurício de Brito Padrone, fez a abertura do primeiro Curso Teórico-prático de Qualificação em Perícia Ambiental Forense, que começou na segunda, dia 21, e vai até este domingo, 27, na Escola Superior da Amazônia (Esamaz), em Belém (PA). O curso é uma proposta do MMA e está sendo realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.

O objetivo da iniciativa é sensibilizar os peritos criminais estaduais e fornecer subsídios para que tenham condições de compreender os exames e elaborar laudos periciais consistentes, capazes de embasar os processos de crimes ambientais.

? Com essa capacitação, esperamos elevar o rigor técnico dos laudos periciais e combater a impunidade dos criminosos ambientais ? ressaltou Padrone.

Neste primeiro curso, 36 peritos ? quatro de cada um dos nove Estados que integram a Amazônia Legal ? estão sendo capacitados durante esta semana para se apropriar de temas como legislação específica, metodologias de perícias relacionadas ao meio ambiente, possibilidades e limitações da área.

As disciplinas ministradas serão: Direito e legislação específica; Avaliação de impactos ambientais na Amazônia e estudos de caso; Análise de risco e impacto ambiental; Parcelamento de solo e noções de geoprocessamento aplicado; Avaliação econômica de recursos e danos ambientais; Perícia ambiental forense – apresentação de casos no Distrito Federal; e mesa-redonda com alunos sobre a Uniformização e padronização em perícia ambiental na Amazônia.

O próximo curso será para os Estados da região Nordeste. A previsão é que comece dia 4 de outubro e seja realizado na Paraíba. Em seguida, serão capacitados os peritos das regiões Centro-oeste e Sul.

Ainda participaram da abertura do curso, o secretário-adjunto de Segurança Pública do Estado do Pará, José Ferreira Sales, e o diretor do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Amilcar Baptista Tocantins Júnior.

Sair da versão mobile