Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Plantio direto na palha terá estratégias para melhorar produtividade das lavouras no Paraná

Estado foi pioneiro na adoção da técnicaOs integrantes da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP) e da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) vão trabalhar juntos nas estratégias para melhorar as técnicas de plantio direto na palha, aplicada em cinco milhões de hectares no Paraná. Segundo o secretário da Seab, Norberto Ortigara, é necessário estabelecer indicadores de qualidade e processo de certificação, conforme projeto-piloto já desenvolvido em parceria entre a federação e a Itaipu Binacional, na reg

A parceria foi discutida, nesta quinta,dia 10, pelo secretário da Agricultura com diretor-presidente da Federação, Herbert Bartz, e o secretário da entidade, Ricardo Ralisch, e será intensificada com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Ortigara é um dos defensores do plantio direto, para contribuir com uma agricultura sustentável. O Paraná foi pioneiro na adoção do plantio direto na palha.

? A meta é qualificar a técnica em todos os cerca de cinco milhões de hectares paranaenses, para melhorar a produtividade das lavouras para o agricultor e proteger o meio ambiente em benefício de toda a sociedade paranaense ? informou Ortigara.

Segundo Ralisch, o Brasil conta com 30 milhões de hectares de plantio direto na palha, e nem toda essa área apresenta qualidade técnica. A proposta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é ampliar em oito milhões de hectares o plantio direto no país.

? Com qualidade no plantio direto, conseguimos realmente proteger o solo, a água e reduzir as emissões de carbono ? disse Ralisch.

Em 2012, o plantio direto na palha completa 40 anos e atividades serão programadas para marcar a implantação desta técnica.

Sair da versão mobile