Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Milho

Plantio do milho segue atrasado no Rio Grande do Sul

Segundo levantamento da Emater, 32% das lavouras estão na fase de desenvolvimento. Confira a condição nos principais municípios!

O plantio do milho alcançou 92% da área de 777 mil hectares no Rio Grande do Sul. O ritmo segue levemente atrasado se comparado aos 94% da mesma época do ano passado, segundo levantamento semanal da Emater-RS.

Das lavouras implantadas, 32% estão na fase de desenvolvimento vegetativo, 20% em floração, 42% em enchimento de grãos e 6% em maturação.

Santa Rosa

Por lá, 3% das lavouras estão na fase de desenvolvimento vegetativo, 7% em floração, 72% na fase de enchimento de grãos, 16% em maturação e 2% já foram colhidas.

“No geral, as lavouras apresentam bom desenvolvimento, boa aparência e baixo índice de ataque de pragas e de incidência de doenças”, diz a entidade.

Caxias do Sul

As chuvas do último fim de semana, apesar do volume irregular, ajudaram a amenizar o estresse hídrico das plantas. As lavouras localizadas no Corede Campos de Cima da Serra estão finalizando a fase de desenvolvimento vegetativo e iniciando a floração. Nas demais, predominam as fases de floração e de enchimento de grãos.

Frederico Westphalen

A cultura segue apresentando bom aspecto; 5% das lavouras se encontram na fase de desenvolvimento vegetativo, 15% em floração, 78% em enchimento de grãos e em 2% delas a fase é de maturação.

Ijuí

Segundo a Emater, 98% da área prevista para a safra está semeada. As lavouras estão nas
seguintes fases: 4% em desenvolvimento vegetativo, 16% na fase de floração, 70% em
enchimento de grãos e 10% já em fase de maturação.

“Nas áreas situadas ao Norte, a cultura se encontra na fase final de enchimento de grãos e início da maturação, com bom potencial produtivo e reduzidas perdas, ainda que se considere a falta de umidade no solo. Já em áreas de plantio tardio, como em Ijuí, Cruz Alta e Ibirubá, as lavouras tiveram menor aporte de chuvas, e o estresse hídrico se evidenciou”, diz.

Soledade

No município, 75% da área estão semeadas; 45% destas lavouras encontram-se na fase de desenvolvimento vegetativo, 15% em floração e 40% em enchimento de grãos. Em geral, na semana, o predomínio de tempo quente e seco, associado a ventos ocasionais, reduziu a umidade do solo a níveis críticos, agravando o estresse hídrico nas plantas.

“Apesar das chuvas ocorridas no final de semana, as perdas são irreversíveis em muitas lavouras que atravessam o período nas fases de florescimento e enchimento de grãos. A partir da elevação da umidade do solo com as chuvas recentes, foram retomados os tratos culturais de adubação nitrogenada em cobertura e o controle de plantas invasoras”, conta.

Passo Fundo

A cultura está implantada em 98% da área de 61,8 mil hectares previstos na intenção de plantio. As chuvas amenizaram a situação de estresse hídrico, principalmente nas lavouras na fase de floração e enchimento de grãos.

Erechim

As lavouras de milho apresentam ótimo potencial produtivo, com 70% delas em floração e 30% em enchimento de grãos. As chuvas ocorridas no período regularizaram em parte a umidade dos solos. Naqueles municípios da regional de Bagé onde a umidade do solo tem sido favorável, os produtores continuam o plantio do milho, os tratos culturais de aplicação de herbicidas e de ureia e o controle de lagartas. Em Maçambará as lavouras se encontram nas fases de desenvolvimento vegetativo, floração e enchimento de grãos. Em Manoel Viana e São Gabriel, estão com estande ótimo, mas as lavouras vêm se ressentindo da escassez de umidade do solo.

Pelotas

Segundo a Emater, as semeaduras foram paralisadas devido à redução da umidade do solo ocasionada pelas condições de tempo seco, temperaturas elevadas e alta insolação que predominaram até a sexta-feira.

“As chuvas ocorridas no final de semana em toda a região, principalmente no domingo, permitiram a recuperação das lavouras que se encontram 100% em desenvolvimento vegetativo. Os produtores retomaram as atividades de preparo do solo e plantios, alcançando 55% implantado”.

Santa Maria

A semeadura avançou na semana para 65% da área prevista de 41,2 mil hectares. Das lavouras implantadas, 54% delas se encontram em desenvolvimento vegetativo, 25% na fase de floração, 19% em enchimento de grãos e 2% já na fase de maturação. Os produtores seguem realizando o preparo de novas áreas de plantio e os tratos culturais.

Sair da versão mobile