A organização do evento espera reunir mais de mil participantes entre produtores, empresários, políticos, pesquisadores, técnicos do governo e representantes de cooperativas e sindicatos. Esse encontro tem apoio financeiro do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), por meio de convênio celebrado entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, entidade promotora.
Poços de Caldas fica no sul de Minas Gerais, maior região produtora de café do Brasil. Lá são colhidos alguns dos melhores grãos de bebida arábica, com sabor e qualidade reconhecidas internacionalmente. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Mapa, a produção mineira em 2009 alcançou 19 milhões de sacas de 60 quilos.
O Ministério da Agricultura será representado no Café e Cultura 2009 pelo assessor do departamento do Café, da Secretaria de Produção e Agroenergia (SPAE), Thiago Masson, que vai proferir a palestra Políticas Públicas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Cafeicultura Familiar. O objetivo do simpósio é promover debates entre a produção familiar de café e setores que compõem o sistema agroindustrial para a formulação de políticas públicas.
Mais informações e a programação completa do evento podem ser obtidas no site do evento.