Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produção de trigo ainda aguarda por compradores no Rio Grande do Sul

Sem conseguir vender o grão, agricultores enfrentam problemas para estocar o produtoNo Rio Grande do Sul, produtores reclamam da falta de espaço nos armazéns pela quantidade de trigo que ainda está estocado. Com a limitação de compradores e com a baixa cotação, cerca de 300 mil toneladas do produto ainda estão à espera de comercialização.

Décio Teixeira se viu obrigado a esvaziar os silos da propriedade em Cruz Alta (RS), cheios de trigo, para colocar a soja. A estratégia pesou no bolso do agricultor.

? Tem despesa de frete e de armazenagem. A gente podia ter vendido há muito tempo esse trigo. Desde novembro não se conseguiu fazer nada ? reclama Teixeira.

Em todo o Estado, cerca de 300 mil toneladas de trigo ainda estão estocadas, à espera de compradores. O problema é que o cereal tira espaço de outros grãos, como a soja, que está na etapa final da colheita. Em algumas unidades da Companhia Estadual de Silos e Armazéns, a capacidade de armazenamento está no limite.

O preço da saca do trigo encolheu 11% em um ano, e a tendência de queda deve continuar na próxima safra, que começa no próximo mês. Pelo segundo ano consecutivo, o Rio Grande do Sul pode ter uma redução na área cultivada.

? Se o governo não garantir o preço mínimo, via AGF (Aquisição do Governo Federal), provavelmente o produtor vai diminuir a área. A tendência é de 20% a 30% ? projeta Anibal Bastos, analista de mercado.

Sair da versão mobile