Até 20 de março, os diretores comercial e de marketing da associação, Antonio Nogueira e Josival Nascimento, respectivamente, visitam atacadistas e distribuidores de frutas nos dois Estados, além de fazer contatos também com compradores na Ceasa de Simões Filho na Bahia.
Essa missão, iniciada em 15 de março, é um trabalho realizado por meio do Projeto Comércio Brasil, no qual a definição dos mercados-alvo e dos perfis dos potenciais clientes é realizada conjuntamente por agentes de mercado e pelo grupo de produtores apoiado. Os agentes levantam as oportunidades de negócios e intermediam as relações entre as empresas participantes do projeto com os canais diretos e indiretos de vendas (representantes, distribuidores, revendedores) para inserção dos produtos no mercado.
A prospecção e o agendamento dos encontros com os compradores são realizados pelos agentes de mercados do Projeto na Bahia (Marsel Nogueira e Aldir Parisi), com o apoio dos agentes de mercado nos Estados visitados.
O gestor de fruticultura do Sebrae, Rinaldo Moraes, que vai acompanhar os fruticultores baianos, evidenciou a parceria entre a Carteira de Projetos de Fruticultura e as unidades de Acesso a Mercados do Sebrae nessa ação.
? O Grupo Manga Brasil passou a fazer parte do Projeto Comércio Brasil este ano. Essas missões são extremamente efetivas para os fruticultores apoiados, estabelece novas parcerias comerciais e fortalece as já existentes ? ressaltou.
Ele destacou ainda que as vendas dos produtores de frutas da Bahia no ano passado, resultantes de ações do Comércio Brasil, alcançaram R$ 2,2 milhões.De acordo com o diretor comercial da associação, Antônio Nogueira, essa é uma excelente oportunidade para ampliar o mercado.
?O Sebrae tem nos proporcionado esse contato direto com os compradores. Vamos conhecer de perto esses novos clientes e também os locais onde os nossos produtos possivelmente serão comercializados ? destaca.
Os 74 associados da Manga Brasil produzem hoje em uma área irrigável de 604 hectares, sendo 417 de manga e 188 hectares distribuídos com outras culturas como: coco, maracujá e limão. O Packing House (local onde as frutas são selecionadas, preparadas e embaladas) tem 660 metros quadrados de área construída e capacidade para embalar 22 toneladas de manga por dia. No ano passado, a associação comercializou mais de 3,5 mil toneladas de manga, tanto para o mercado interno quanto externo. Para a Europa exportou por meio do Comércio Justo (Fair Trade) 10 contâineres de manga, totalizando 220 toneladas, quase o dobro de 2007.