Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores rurais do MT esperam do novo governo geração de renda

Classe produtora recebeu positivamente a vitória de Dilma RousseffAssim como nos outros Estados da região Centro-oeste, em Mato Grosso Dilma Rousseff obteve menos votos que o candidato José serra. Mesmo assim, a classe produtora recebeu positivamente a vitória da petista e apontou entre os desafios da nova presidente melhorias em infraestrutura, definição da política ambiental e elaboração de medidas que garantam a geração de renda para o homem do campo.

Produtor rural há mais de 30 anos, José Antônio Brhem planta grãos e cria gado em uma fazenda em Jaciara, a 140 quilômetros de Cuiabá. O rebanho é de 2,6 mil animais. A propriedade está habilitada para exportar carne para a União Europeia. Porém, os investimentos feitos com rastreabilidade e outras exigências não estão sendo recompensados. Com o Real valorizado frente ao dólar, o lucro da atividade foi diluído. Por isso, pede à presidente eleita cuidado redobrado com a questão cambial.

O pedido da Associação dos Criadores de MT (Acrimat) é o maior comprometimento com o setor. A entidade cobra do governo federal mais atenção com o campo nos próximos quatro anos.

A Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja) reforça o pedido de urgência na definição do novo Código Florestal. Cobra a modernização da infraestrutura e logística do Estado, a elaboração de políticas agrícolas que favoreçam o setor e uma presença mais enfática nas negociações internacionais.

A Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) também comentou a vitória de Dilma Rousseff. Por telefone, o presidente da entidade, Rui Prado, disse que o setor espera mais investimentos na infraestrutura para escoar a produção, com a ampliação de rodovias e ferrovias e a esperada implantação de hidrovias. O dirigente também cobrou medidas que proporcionem renda para o produtor, como a concessão de créditos a juros mais compatíveis, melhorias no seguro rural e a renegociação das dívidas agrícolas.

Sair da versão mobile