O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, fez um balanço do trabalho nos Territórios da Cidadania. Presente em 1,852 mil cidades, o programa atende mais de 42 milhões de pessoas. Lançado em 2008, integra ações da União, Estados e municípios, para universalizar as políticas sociais.
? Ele busca impulsionar nas regiões mais pobres do país uma outra dinâmica econômica, que seja capaz de superar este ciclo vicioso da pobreza que condenam milhares de brasileiros e brasileiras ? afirmou Cassel.
Em discurso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que acredita na continuidade da iniciativa. Ele também falou sobre o lançamento da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e garantiu que o próximo governo terá orçamento para tocar as obras. Depois de ter sido multado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por propaganda indireta, Lula evitou falar sobre a pré-candidata do PT às eleições, ministra Dilma Rousseff.
? Eu não posso dizer, apesar de na minha cabeça eu ter a consciência do que vai acontecer neste país. Quando terminar o mandato, a gente vai ter um balanço do que foi feito. Eu acho que a gente pode fazer muito mais no próximo período, porque nós aprendemos ? finalizou o presidente da República.