Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Quebra na safra de milho afeta outros setores no Rio Grande do Sul

Perdas em função da estiagem provocam apreensão a pecuaristas e indústriaA quebra na safra do milho provocada pela estiagem no Rio Grande do Sul chega a 40% e já afeta outros setores. Na região noroeste, quase toda a safra foi colhida e os produtores acumulam perdas. Com a produtividade abaixo do esperado, deve faltar grão para ração animal e para a indústria. E a escassez do produto pode refletir para o consumidor final. O vice-presidente da indústria de farinha Cotrirosa, de Santa Rosa (RS), Aloísio Selch, diz que houve acréscimo de cerca de 10% no valor da saca de

– A tendência é subir o preço da farinha, dos derivados. Enfim, tudo que tem relação com o milho – avalia.

O suinocultor Silvio Ohse relata que se antecipou, na tentativa de evitar prejuízos.

– Comprei milho até o mês de agosto, quando a gente espera que venha milho de Mato Grosso. Podemos ter um sério problema de abastecimento, inviabilizando a produção de suínos, aves e o próprio leite – afirma.

Segundo a Emater, a produção esperada era de mais cinco de milhões de toneladas. Agora, a expectativa é colher cerca de três milhões.

– Está se buscando junto ao governo uma estratégia de oferecer milho da armazenagem estratégica, que tem no Estado ou fora, para que realmente não aconteça uma especulação e o agricultor pague mais caro – diz o gerente da regional de Santa Rosa, Amauri Coracini.

Sair da versão mobile