São Roque (SP) comemora boa safra de alcachofra

Inverno seco e sol durante a maturação garantiram aumento de 10% na produtividadeCom a chegada da primavera, São Roque, no interior paulista, começa a colher uma de suas melhores safras de alcachofra dos últimos três anos. O inverno seco e o sol durante a maturação garantiram um aumento de 10% na produtividade. No Estado de São Paulo, que responde por 90% do produto no Brasil, devem ser colhidas cerca de 14 milhões de flores em 2010.

São Roque, terceira maior cidade produtora de alcachofras do país, comemora a boa safra com festa. São esperados mais de 80 mil visitantes, até o dia 2 de novembro, para saborear as diversas iguarias feitas da flor na Expo São Roque.

A alcachofra é um produto rentável. Da planta não se perde nada: as folhas podem ser usadas na indústria farmacêutica, as flores para decoração e as hastes são utilizadas na culinária.

A produtora Ana Lídia Camargo Ortmann montou em seu sítio uma pequena agroindústria. Só no processamento são empregadas 15 mulheres. Ana Lídia investe em vários produtos feitos a partir da alcachofra, como conservas, sopas, tortas e até patê, uma das novidades deste ano.