O lançamento, coordenado pela Embrapa Amazônia Oriental, será numa excursão técnica, na sexta, na Fazenda Milênio, no município de Tracuateua, a 160 quilômetros de Belém.
As novas cultivares, todas com produtividade média acima de uma tonelada por hectare, são: BRS Tumucumaque, BRS, Cauamé, BRS Pajeu, BRS Potengi, BRS Juruá, BRS Itaim e BRS Aracê.
As sementes das cultivares BRS Juruá, BRS Aracê e BRS Itaim, segundo o pesquisador Francisco Freire Filho, coordenador nacional do Programa de Melhoramento Genético do Feijão-Caupi, só estarão disponíveis ao mercado no segundo semestre de 2010, quando sairá, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o registro definitivo.
Durante os testes das novas cultivares, a Embrapa Meio-Norte teve o apoio, em pesquisa de rede, das unidades Amapá, Roraima, Amazônia Oriental, Rondônia, Amazônia Ocidental, Agropecuária Oeste, Tabuleiros Costeiros e Agroindústria de Alimentos; da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte e do Instituto Agronômico de Pernambuco.