Sistema agroecológico contribui para o desenvolvimento rural

Assunto foi um dos temas da II Conferência Internacional de Tecnologia SocialO sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), desenvolvido em parceria pelo Sebrae, Fundação Banco do Brasil (FBB) e Ministério da Integração Nacional, foi um dos temas da primeira mesa da II Conferência Internacional de Tecnologia Social, que ocorreu até essa sexta, dia 17, no hotel Grand Bittar, em Brasília. O evento foi organizado pela Rede de Tecnologia Social (RTS) e pela Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong). O Sebrae é um dos patrocinadores

Jacques Pena, presidente da Fundação Banco do Brasil, destacou o Pais dentro do Painel de Tecnologia Social e Desenvolvimento Rural. Pena destacou que a FBB tem forte atuação na área rural, principalmente junto à agricultura familiar. A Fundação conta com um leque de tecnologias sociais para trabalho com economias solidárias.

? A Tecnologia Social não se faz apenas pela transferência de conhecimentos, mas pela difusão de conhecimentos e com a incorporação do saber local ? afirmou.

O conferencista expôs que para que haja o desenvolvimento rural torna-se necessária uma série de medidas como diagnóstico da realidade produtiva, articulação de parcerias e desenvolvimento e fortalecimento dos atores locais. Ele lembrou que em um país com grandes dimensões como o Brasil há dificuldade no estabelecimento de parcerias entre as diversas esferas de governo.