Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Sistema de equivalência facilita registro de agrotóxico genérico

Entre os produtos comercializados, apenas 30% de 70% aderiram ao recursoEm 2009, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento registrou 138 novas marcas de agrotóxicos, 75 delas genéricas. Com isso, o Sistema de Agrotóxicos Fitossanitários (Agrofit) mantém em seu cadastro 1,4 mil marcas comerciais, 650 disponíveis no mercado e as demais de uso exclusivo de indústrias.

O coordenador de Agrotóxicos do Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários da Secretaria de Defesa Agropecuária (Dfia/SDA), Luís Rangel, informa que, do total de produtos comercializados, 70% podem ser classificados como genéricos, mas apenas 30%  foram registrados por meio do Sistema Facilitado da Equivalência.

? Este sistema simplifica o registro porque isenta as empresas de apresentar toda a documentação original, considerando os produtos que são equivalentes químicos ? explicou Rangel.

A empresa interessada em registrar um agrotóxico genérico deve demonstrar, por meio de análises químicas, a similaridade do produto com aqueles já registrados. A partir daí, segundo o Rangel, o defensivo pode ser classificado um genérico “autêntico”.

Por ano, o ministério registra, em média, 60 produtos genéricos, sendo a maior concentração nos defensivos para culturas de cana-de-açúcar, soja, algodão, milho, citros e café. Em caso de denúncias sobre agrotóxicos e afins sem registro, ilegais, falsificados ou contrabandeados, o ministério dispõe do número de telefone 0800 940 7030.

 

Sair da versão mobile