Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

TCU vai investigar repasse de recursos públicos para movimentos sociais

Levantamento da ONG Contas Abertas aponta que 43 instituições ligadas ao MST receberam R$ 152 milhõesO Tribunal de Contas da União (TCU) vai investigar o repasse de recursos públicos a entidades ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A auditoria em 43 entidades começa na primeira quinzena de abril.

Representantes da ONG Contas Abertas entregaram ao procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, Marinus Marsico, o resultado de um levantamento sobre o repasse de recursos do governo a entidades ligadas MST. Em menos de sete anos, 43 instituições vinculadas ao MST receberam quase R$ 152 milhões.

De acordo com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, é ilegal o financiamento público a movimentos que cometem ato ilícito, como a invasão de propriedades. Na semana passada, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, afirmou que o governo não realiza esse tipo de repasse aos movimentos sociais. Opinião diferente tem o presidente da ONG Contas Abertas, Reginaldo Sousa:

? O nosso trabalho é justamente verificar todos esses repasses federais para qualquer organização. Como o MST usa esses repasses pra burlar a lei, praticamente para invasões, essa coisa toda sempre nos despertou. Fizemos um levantamento contando com a colaboração do Ministério Público junto ao TCU e estamos apresentando um trabalho para eles e vamos manter um estreitamento para que possamos levantar isso a fundo.

O TCU espera concluir a fiscalização em julho:

? Se houver irregularidade, a tarefa do Ministério Público é fazer o bloqueio de repasse de recursos às entidades e também às pessoas ? afirma o procurador do Ministério Público junto ao TCU, Marinus Marsico.

Sair da versão mobile