Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tese mostra que produção de bicombustíveis do Brasil não ameaça alimentos

Estudo defende que país tem área suficiente para produzir cana e oleaginosas destinadas ao etanol e ao biodiselAo contrário do que ocorre nos Estados Unidos, não há competição entre a produção de biocombustíveis e a de alimentos no Brasil. A conclusão é da tese de mestrado em Agronegócio de Dora Isabel Hernández, estudante da Universidade de Brasília (UnB).

De acordo com a tese Efeitos da Produção de Etanol e Biodiesel na Produção Agropecuária do Brasil, o país tem áreas suficientes para produzir cana-de-açúcar e oleaginosas destinadas, respectivamente, à produção de etanol e de biodisel, sem que seja necessário ocupar terras de outras culturas, como soja, milho, feijão, algodão e arroz.

A agricultura brasileira pode produzir um bem escasso, a energia renovável, que é mais amigável ao meio ambiente que o petróleo, assinala o professor da UnB Flávio Borges Botelho, orientador da tese defendida por Dora Hernández. Segundo o professor, o Brasil tem espaço para expandir a produção de bioenergia sem que isso afete a floresta Amazônica ou a produção de alimentos em outras regiões.

? Vamos converter basicamente área de pastagem em área cultivada (com cana e oleaginosas destinadas, respectivamente à fabricação de etanol e biodiesel).

Já nos Estados Unidos (EUA), eles ocupam a área destinada à produção de milho, destinada à ração animal, para cultivar o grão que é usado na fabricação de etanol, acrescenta Botelho.

Sair da versão mobile