Caso toda a queda de preços observada para o produtor no etanol hidratado tivesse sido repassada ao consumidor, o volume de vendas em fevereiro teria sido muito maior. Segundo a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), nas últimas seis semanas, o preço ao produtor de etanol registrou um recuo médio de 22,44%, ou o equivalente a R$ 0,27 por litro.
No entanto, o preço ao consumidor nas bombas ainda não apresentou uma redução significativa, com uma queda de apenas R$ 0,04 por litro no mesmo período, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Universidade de São Paulo (USP).
Neste cenário, o volume de 760,13 milhões apurado em fevereiro é significativo, já que somente os Estados de Mato Grosso e Goiás permaneceram competitivos em relação à gasolina. No acumulado da safra desde o início de abril de 2009, o volume de etanol comercializado pelas unidades produtoras da região centro-sul alcançou 23,36 bilhões de litros, 2,18% superior ao total observado para o mesmo período da safra passada.