O aumento de 15,70% apurado nas vendas do varejo em março ante igual mês do ano anterior representou a maior alta para meses de março registrada pelo IBGE desde o início da série histórica da pesquisa, em 2001. Nessa comparação, todas as atividades pesquisadas registraram crescimento, com destaque, em termos de magnitude da taxa, para equipamentos de informática e comunicação (35,4%). Ante o mês anterior, as atividades de hiper, supermercados, produtos alimentícios (-0,8%), móveis e eletrodomésticos (-0,1%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-0,2%) registraram queda em março.
Média móvel e revisão
O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista registrou aumento de 2,15% no trimestre encerrado em março ante o terminado em fevereiro, segundo o IBGE. O resultado mostra uma aceleração em relação aos índices apurados em fevereiro (1,42%) e janeiro (1,21%).
O IBGE também revisou nesta quarta para cima, com a introdução de novos dados na série com ajuste sazonal, alguns resultados de vendas ante o mês anterior. O dado de fevereiro ante janeiro passou de alta de 1,6% para avanço de 1,8%, enquanto a variação de janeiro ante dezembro passou de ganho de 3,0% para alta de 3,1%.