Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Vinhos do sertão prometem mais sabor às festas de fim de ano

Produtos do Vale do São Francisco estão em fase de avaliação para garantir distinção geográficaUm pouco do sertão nordestino pode estar na mesa dos brasileiros durante as comemorações de fim de ano. São os vinhos do Vale do São Francisco, a segunda maior região vinicultora do país, com características diferentes de qualquer outra parte do mundo. A produção de vinho espumante, branco e tinto do semiárido é favorecida por fatores como clima, vegetação e condições de solo, além das práticas no cultivo da videira, que permitem safras programadas para diferentes épocas do ano.

As sete vinícolas dos municípios de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco, e Casa Nova, na Bahia, processam oito milhões de litros ao ano, transformando a vinicultura em setor importante do Vale do São Francisco. A região também é polo de fruticultura tropical do Brasil, responsável por mais de 97% da uva e 93% da manga exportadas.

Os diferenciais da região nordestina estão em fase de estudos para compor o pedido de Indicação Geográfica (IG) dos vinhos produzidos em condições ambientais originais. O termo IG é utilizado por produtores, comerciantes e consumidores para identificar produtos com características e qualidades, a partir do local de origem.

A Embrapa Semiárido é a instituição que coordena os estudos para documentar a marca dos vinhos do Vale do São Francisco. De acordo com a pesquisadora Maria Auxiliadora Coelho de Lima, o selo poderá beneficiar toda a região e indicará superioridade dos produtos.

? A IG assegura o direito de uso da marca e valoriza comercialmente o produto em relação aos demais da mesma classe ? explica.

No Brasil, alguns produtos já receberam a Indicação Geográfica (IG) como o café do Cerrado Mineiro, a carne nos pampas gaúchos, os doces de Pelotas/RS, a cachaça de Paraty/RJ e o vinho do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul.

Sair da versão mobile