Na área de 20 mil metros quadrados, 150 diferentes espécies formam um desenho que pode ser visto do alto do mirante. As formas remetem a pesquisa científica. É que a vitrine este ano celebra os 35 anos de trabalho da instituição.
? O que a gente quer mostrar para as crianças é como são produzidos os alimentos e como é feito o desenvolvimento da pesquisa aplicada na agricultura. Até para despertar neles uma vocação, para que eles se tornem quem sabe pesquisadores, até mesmo da Embrapa ? explica o gerente-adjunto de promoção tecnológica da Embrapa, Lucas Ferreira.
Se depender do interesse dos visitantes, a ideia pode dar certo. Foi difícil escolher o que mais chamou a atenção.
? Muitas flores bonitas, o girassol que é bom para a saúde e os animais também ? conta a estudante Maria Eduarda de Souza.
? Eu achei que aqui na Embrapa eles desenvolvem muitas coisas, diversas plantas, eles clonam animais, se tem plantas que estão extintas eles vão lá e desenvolvem ? fala Ananias de Brito.
A exposição também recebe dezenas de produtores interessados nas pesquisas da Embrapa. Lá eles podem analisar o desenvolvimento das plantas. Este ano, as novidades são os cultivares de feijão, batata e do girassol.
As variedades prometem maior produtividade, além de resistência a pragas.
? Eles vêm também para ver como é a performance dessas culturas. E vem também gente do Exterior, delegações estrangeiras que visitam a Embrapa, vem para ter uma ideia das conquistas feitas pela nossa empresa ? conta Ferreira.
A Vitrine Tecnológica ocorre em outras regiões do país. Mais de 900 mil pessoas já visitaram as exposições.
A 15º Vitrine Tecnológica segue até o dia 31 de agosto, na Embrapa Sede, em Brasília. As visitas para grupos podem ser agendas pelo telefone (61) 3448-4040.