Minas Gerais instala câmara de meio ambiente para a Copa 2014

Câmara já definiu sete temas para os quais serão desenvolvidas ações de sustentabilidadeDiante do desafio de fazer uma Copa do Mundo Verde, foi criada, em Minas Gerais, a "Câmara Temática Regional de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa do Mundo". Técnicos do governo do Estado e da Prefeitura de Belo Horizonte fizeram a primeira reunião nesta semana, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR).

Tanto na Alemanha quanto na África do Sul, a Copa seguiu orientações do “Green Goal”, em português, Metas Verdes. Trata-se de um programa da Fifa que estimula práticas socioambientais sustentáveis.

Ao transpor os indicadores do “Green Goal” para a realidade regional, a Câmara de Meio Ambiente de Minas Gerais definiu sete temas para os quais serão desenvolvidas ações de sustentabilidade: áreas verdes; redução de emissão de gases de efeito estufa; certificação e educação socioambiental; resíduos sólidos; mobilidade e infraestrutura; iluminação pública e revitalização da Lagoa da Pampulha.

? A vantagem de sediar um evento do porte da Copa é a oportunidade de agilizar e viabilizar financeiramente projetos importantes que beneficiam à sociedade. O foco do Governo é sempre o legado que a Copa vai deixar para os mineiros ? ressalta o coordenador do núcleo de planejamento da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo, Vinícius Lott.

Para cada tema selecionado serão desenvolvidos, até o final de abril, planos de ação por parte da Prefeitura de Belo Horizonte e Governo de Minas, os quais serão pactuados dentro da câmara. Por exemplo, no caso de áreas verdes, o governo pretende investir na estruturação de alguns parques naturais, próximos à capital, como destino turístico; já a prefeitura vai priorizar a revitalização do Zoológico e de parques urbanos.

? Agora é preciso que os técnicos ligados a cada um dos temas tracem o plano de ação para que a meta se torne realidade até a Copa de 2014. Essa Câmara também será fundamental para acelerar os processos de licenciamento ambiental ? afirmou gerente de planejamento e monitoramento ambiental da PBH, Weber Coutinho.

Além de meio ambiente, o governo federal definiu outras oito câmaras temáticas para a Copa de 2014: cultura e educação; infraestrutura; segurança; saúde; desenvolvimento turístico; promoção comercial e tecnologia; estádios; e transparência. A partir da regionalização da Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a expectativa é que também sejam criados grupos com integrantes da prefeitura e do governo de cada cidade-sede para tratar dos demais temas.