Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Minas Gerais realiza quinta edição de concurso de qualidade do café

Produtores têm até 10 de setembro para fazer as inscriçõesCafeicultores de Minas Gerais têm até o dia 10 de setembro para confirmarem as inscrições para o Concurso de Qualidade dos Cafés. A premiação, que neste ano chega à quinta edição, é promovido pela Secretaria da Agricultura, Emater-MG e Universidade Federal de Lavras.

Podem participar produtores com amostras de café arábica da safra 2008, que concorrerão em três categorias: Café Natural e Café Cereja Descascados e Despolpados/Desmucilados . Cada produtor pode concorrer com uma amostra de cada categoria.

O objetivo do concurso é agregar valor ao café. As melhores amostras do Estado serão escolhidas de acordo com características físicas e sensoriais, como umidade, tamanho e cor, sabor e aroma, acidez, doçura e fragrância.

O gerente regional da Emater-MG de Passos, Marcos Fabri Júnior, informou que o concurso deste ano chamará a atenção para o café produzido em cada uma das regiões do Estado: Cerrado, Chapada de Minas, Matas de Minas e Sul do Estado.

– Até o ano passado, tínhamos o encerramento do concurso em nível estadual. Esse ano vamos fazer uma solenidade  de encerramento em cada um das quatro regiões. É uma forma de reconhecer o valor do produto regionalmente.

Cafeicultores das 50 amostras de cafés classificadas em cada categoria receberão Certificado de Participação no Concurso. Os cinco primeiros classificados receberão máquinas, equipamentos e insumos das empresas patrocinadoras. Os lotes finalistas serão ofertados a compradores nacionais e internacionais em leilão com realização prevista para até a primeira quinzena de dezembro.

2007

O concurso do ano passado recebeu 1,16 mil inscrições. A maior parte era da região Sul (640), seguida pelo Cerrado (218), Zona da Mata (135). A expectativa para este ano é bater a marca das 2 mil inscrições.

Minas Gerais ocupa o 1º lugar no ranking dos maiores produtores de café do país, segundo o IBGE. Dados da Emater-MG mostram que o Estado tem uma produção de 22,1 milhões de sacas de 60 quilos de café em uma área de 1,03 milhão hectares.

Sair da versão mobile