Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Minas Gerais recebe mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural

Meta é entregar 54 mil documentos civis, trabalhistas e previdenciários até o final de 2011O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural vai atuar com 139 mutirões nas regiões do nordeste e norte de Minas Gerais, através do Plano Brasil Sem Miséria. A meta é entregar 54 mil documentos civis, trabalhistas e previdenciários até final de 2011. Segundo a coordenadora do programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Márcia Riva, a falta do documento vem deixando as trabalhadoras do campo invisíveis perante as políticas públicas do governo.

– Documentação civil é a porta de entrada para qualquer política pública, e se as trabalhadoras rurais e as famílias rurais não terem a documentação elas não conseguem acessar crédito, terras e nenhuma política pública dos governos federal e estaduais – explica Márcia.

O programa foi criado em 2004 e desde então as equipes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) fazem a mobilização das trabalhadoras rurais nos municípios que vão receber o mutirão. Para regularizar a documentação é necessário entrar em contato com essas entidades e solicitar um mutirão em determinada cidade ou se informar em quais municípios eles já estão programados para atuar este ano.

– A gente sabe que as trabalhadoras rurais são as mais afetadas pela falta de documentação no Brasil. Isso ocorre pela dificuldade de acesso e pela dificuldade de pagamento das taxas para emissão do documento – afirma Márcia.

Assista à entrevista de Márcia Riva no Rural Meio-Dia:

Sair da versão mobile