Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Minc determina que Ibama despreze Código Ambiental de SC

Ministro ameaça prender quem seguir a lei sancionada nessa segundaO ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, reagiu à sanção, pelo governador Luiz Henrique da Silveira, do Código Ambiental de Santa Catarina. Durante evento em Brasília, Minc determinou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) que despreze a lei estadual e anunciou que recorrerá ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra as regras aprovadas pela Assembleia Legislativa.

Minc chegou a ameaçar com prisão quem descumprir a legislação federal.

? O Ibama de Santa Catarina vai fazer valer a lei federal. Quem desmatar ou fizer um empreendimento a 10 metros de um rio, que a lei federal diz que tenha que ser preservado, esse empreendimento será embargado e se o responsável insistir será preso, será tratado como um transgressor da lei, um criminoso ambiental ? afirmou Minc.

Sem esconder a irritação, o ministro lembrou as enchentes de novembro no Estado, vinculando as enxurradas a um eventual descumprimento da legislação ambiental.

? Se tinha um Estado que não podia aprovar essa lei, que é inconstitucional, é Santa Catarina ? destacou.

O Ibama confirmou que seguirá a recomendação do ministro:

? As fiscalizações serão mantidas de acordo com as regras federais, por isso é importante que os produtores tenham bom senso e não acatem o novo código ? alertou o superintendente do Ibama em Santa Catarina, Américo Ribeiro Tunes.

Quem descumprir a legislação federal, e for flagrado pelo Ibama, poderá ser autuado, pagar multa e ter a área embargada.

Sair da versão mobile